Reino Unido junta-se a EUA e Austrália no boicote aos JO Inverno Pequim 2022
08-12-2021 - 13:46
 • Renascença com Lusa

Em causa está o desrespeito das autoridades chinesas por questões fundamentos de defesa dos direitos humanos. Boicote não implica ausência de atletas dos Jogos.

O Reino Unido juntou-se a Estados Unidos e Austrália no boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno, que se realizam em Pequim, na China, em 2022, por questões de diretos humanos.

O primeiro-ministro inglês, Boris Johson, fez o anúncio esta quarta-feira, em Londres, salvaguardando que, tal como a Austrália e os Estados Unidos, o Reino Unido também terá representação desportiva.

“Haverá, de facto, um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Não haverá qualquer representação diplomática do Reino Unido. É um boicote diplomático e não desportivo, já que essa não é a política do nosso governo”, disse Boris Johnson, na sua sessão semanal no parlamento britânico.

Grupos de direitos humanos têm pressionado um boicote total aos Jogos de Inverno de Pequim, acusando a China de abusos de direitos contra minorias étnicas.

A competição vai decorrer entre 4 e 20 de fevereiro do próximo ano, na capital chinesa.