"Um sonho de humanidade". A vida de refugiados pelos olhos das crianças
10-10-2015 - 10:00

Ao longo das margens do rio Sena, em Paris, estão expostas fotografias tiradas por crianças sírias do campo de Kawergosk, no Curdistão iraquiano.

Retratos das duras condições de vida dos refugiados tirados por eles próprios e por repórteres estão à vista de todos nas paredes de Paris. Os muros também podem servir para despertar consciências.

"A Dream of humanity" (Um sonho de humanidade) junta imagens captadas pelo fotojornalista Reza Nomade durante três décadas e pelo fotógrafo de documentários Ali Bin Thalith.

O longo de 370 metros, nas margens do rio Sena, também estão afixadas fotografias tiradas por crianças sírias do campo de Kawergosk, no Curdistão iraquiano. Estes meninos e meninas aspirantes a repórteres, e a uma vida normal, receberam formação de Reza Nomade, através do projecto “Exile Voices”.

A exposição tem o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), presidido pelo português António Guterres.

A foto seguinte mostra uma criança, na privacidade da sua tenda, a fazer os trabalhos de casa à luz de candeeiro a petróleo, no campo de refugiados sírios de Kawergosk, no Curdistão iraquiano. A imagem foi captada pelo jovem fotógrafo Amer Abdulah, também ele um refugiado.