José Manuel Fernandes, o "eurodeputado influente" que assume pasta da Agricultura e Pesca
28-03-2024 - 19:59
 • Lusa

Enquanto eurodeputado, desde 2009, José Manuel Fernandes abraçou as alterações climáticas, defendendo que, “no mínimo, têm de ser mitigadas”.

José Manuel Fernandes, tido como um dos eurodeputados mais influentes do Parlamento Europeu, vai assumir o Ministério da Agricultura e Pesca, tendo entre as suas bandeiras o combate às alterações climáticas e a luta contra a perda da biodiversidade.

Natural de Vila Verde, Braga, o novo ministro da Agricultura, que nasceu em 1967, é licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho e estuda Direito.

Enquanto eurodeputado, desde 2009, José Manuel Fernandes abraçou as alterações climáticas, defendendo que, “no mínimo, têm de ser mitigadas”.

Das suas lutas fazem igualmente parte a perda de biodiversidade e a degradação dos serviços ecossistémicos, bem como a promoção da biodiversidade.

“Os nossos produtos locais e as nossas tradições são forças que podemos potenciar e ampliar”, referiu o social-democrata no seu perfil de eurodeputado.

José Manuel Fernandes foi eleito um dos deputados do Parlamento Europeu mais influentes, segundo o ‘ranking’ BWC EU Influence.

Conhecido pela sua ligação aos assuntos europeus, o minhoto não é estranho à agricultura, uma vez que integrou até então esta comissão em Bruxelas.

Até agora, não é conhecido se as florestas e os animais regressam à tutela do Ministério da Agricultura, um dos compromissos assumidos pela Aliança Democrática (AD) durante a campanha eleitoral, e uma “linha vermelha” para os agricultores.

O setor, que defende que o Ministério da Agricultura perdeu relevância com a ex-ministra Maria do Céu Antunes (PS), espera também que o novo ministro olhe com especial atenção para temas como a água, a execução do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

Outro dos temas que provocou “agitação” entre o setor foi a retirada de competências das Direções Regionais de Agricultura para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, situação que esperam agora ver reposta.

José Manuel Fernandes foi também presidente da Agência para o Desenvolvimento Regional do Cávado e presidente da Associação de Municípios do Vale do Cávado.

Em 2023, recebeu a condecoração da ordem de Rio Branco no grau de grande oficial pelas mãos do embaixador do Brasil na União Europeia.

Esta distinção reconhece o trabalho realizado enquanto presidente da delegação parlamentar para as relações da União Europeia com a República Federativa do Brasil.

O agora governante integrou o Conselho Geral da Comissão de Coordenação da Região Norte e o Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

José Manuel Fernandes foi também presidente da JSD -Juventude Social Democrata de Vila Verde (1992-1993), líder da comissão política distrital de Braga da JSD (1994-1996) e presidente da Câmara Municipal de Vila Verde (1998).