Vítor Pereira garante que o ADN do FC Porto não permite que os dragões desistam da conquista do campeonato sem lutar e acreditar até ao fim, mesmo que estejam a quatro pontos do líder a duas jornadas do fim.
“É o ADN do FC Porto. O FC Porto nunca vai entregar um campeonato sem lutar até ao fim. É o espírito daquele clube, dos adeptos, o que vai passando de jogador para outro e de ano para ano. Também acredito que o Benfica sabe disso perfeitamente. Será até ao fim mesmo, o FC Porto vai acreditar até ao fim”, garante o antigo treinador portista.
Numa luta pelo título “sempre bonita”, apimentada por dois desaires consecutivos do Benfica, e que “animou um bocadinho a determinada altura”, Vítor Pereira reconhece que os encarnados têm tudo a favor. Ainda assim, o campeonato permanece “muito interessante”.
“Dos dois lados estão grandes trabalhos dos treinadores, com jogadores de valor e de qualidade que, a qualquer momento, podem fazer a diferença. O que faz a diferença, neste tipo de jogo, às vezes, é uma fração de segundos. A equipa pode estar muito bem o jogo todo e, numa fração de segundos, num erro, o jogo fica decidido”, realça o técnico.
Vítor Pereira sabe o que é ganhar no "photo finish"
Nas duas épocas como treinador principal do FC Porto, Vítor Pereira passou pela experiência de correr atrás do Benfica e, já na linha da meta, ultrapassar o adversário e conquistar o título, num clássico eternizado pelo decisivo golo de Kelvin, ao fim de 90+2 minutos.
“No futebol, nada é dado como adquirido. Já tive do outro lado e conseguimos dar a volta. De um lado, é acreditar que é possível. Do outro lado, é manter o foco. Vai haver um vencedor e que seja o melhor”, salienta Vítor Pereira, de 54 anos, natural de Espinho.
O treinador falou, esta quinta-feira, aos jornalistas, à margem da conferência "2Build", que liga o mundo empresarial ao desporto e foi organizada pela Smash, numa unidade hoteleira de Cascais, num evento que contou com 118 oradores anunciados e 400 convidados.