​Cupra Formentor. A Renascença testou e sabe os preços
02-11-2020 - 20:50
 • José Carlos Silva

Este é um modelo 100 por cento Cupra. Tem 310 cavalos de potência e vai do zero aos 100 em 4,9 segundos.

Exterior

Pouco mais de 100 quilómetros de viagem, para uma conclusão. Esta é uma excelente máquina.

Combina o melhor de vários mundos. Ar de SUV, exclusividade, desportivo e familiar.

Não espanta que a Cupra esteja à procura de um lugar vazio, entre os automóveis que se vendem de forma massiva e o segmento premium.

O esforço está lá, integralmente. E os condimentos para atingir esse objetivo também.

As linhas são desportivas, acentuadas por jantes de generosas dimensões, cores arrojadas como o "petróleo mate" que testámos.

E claro, o símbolo acobreado do Cupra, que se reflete em pormenores no interior.


Interior

Ao volante do Cupra, reforça-se a imagem desportiva. O volante integra um botão de arranque e outro que acede aos vários modos de condução. O de estrada, mais confortável, passando pelo de montanha, o desportivo e o modo Cupra. Este sim, é a "essência" da existência do Formentor. Quando selecionado e ainda ao ralenti, as rotações sobem ligeiramente.

O interior tem um ar de exclusividade e conforto, para que contribuem os bancos dianteiros de tipo “baquet”, mas mais luxuosos que num desportivo mais despido.

É, contudo, um desportivo, que tem também vocação familiar. Um carro dos 18 aos 88, para quem gosta de conduzir - sublinha a marca - e tira prazer disso mesmo.


Motor

O roncar torna-se presença presente e sempre bem-vinda. A caixa DSG é, como as restantes do grupo VW, do que de melhor se fez, com a sensação (e as sensações valem muito quando conduzimos um carro como este) de que ouvimos as reduções tão bem, como ouvimos a caixa “subir” de velocidade quando carregamos a fundo.

Este Cupra Formentor 2 litros, 310 cavalos, faz justiça ao motor que tem. E é capaz de se lançar para uma velocidade máxima de 250 quilómetros por hora, subindo do zero aos 100 em menos de cinco segundos.

O Cupra Formentor, tem uma versão 1.5, de 150 cavalos, com um preço de arranque de 31.990 euros. Na versão mais exclusiva, de tração total permanente, 2 litros de cilindrada e 310 cavalos, o valor é de 47.030 euros.

Uma opção a ter em conta para quem pretende ter uma máquina mais para tirar prazer de conduzir do que dar nas vistas, mas que não dispensa nem espaço para os ocupantes nem bagageira, que nesta versão tem 420 litros.