GNR alvo de inquérito disciplinar por desacatos com PSP na manifestação do grupo 1143
06-10-2024 - 11:53
 • Renascença

Militar da GNR esteve presente na manifestação convocada pelo grupo liderado por Mário Machado.

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, determinou a abertura de um inquérito disciplinar a militar da GNR, em consequência dos desacatos ocorridos, este sábado, na manifestação “Reconstruir Portugal”.

Em comunicado, o ministério explica que no decurso da manifestação do grupo nacionalista 1143 “Reconstruir Portugal” ocorrida, este sábado, em Guimarães, "mais precisamente na Travessa dos Barreiros, foi identificado um indivíduo que provocou desacatos que envolveram elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP)".

"Feitas as diligências, identificou-se aquele elemento como sendo militar da Guarda Nacional Republicana (GNR). A Ministra da Administração Interna determinou de imediato à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) a abertura de um inquérito para apuramento de eventuais responsabilidades disciplinares por parte do militar da Guarda Nacional Republicana (GNR)", pode ler-se na nota.

Na manifestação juntaram-se na praça do Toural cerca de 500 pessoas do grupo liderado por Mário Machado, num protesto convocado contra a imigração.

A poucos metros, outro grupo com algumas dezenas de pessoas reuniam-se numa iniciativa de motivação antifascista.