Devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Vila Real e Bragança sob aviso vermelho entre as 9h00 desta sexta-feira e as 18h00 de sábado, passando depois a laranja até às 18h de domingo.
Sob aviso laranja encontram-se os distritos Viseu e Castelo Branco.
Já Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo.
Só Lisboa, Santarém e Faro escapam aos avisos da meteorologia.
Segundo o comunicado do IPMA, a partir desta sexta-feira prevê-se uma “subida generalizada dos valores da temperatura do ar, em especial da máxima, sendo de esperar máximas acima de 30°C na maior parte do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre os 35 e 40°C na generalidade do interior”.
“Em muitos destes locais poderão ser ultrapassados 40°C, em especial no interior do Alentejo, nos vales dos rios Tejo e Douro e no Nordeste Transmontano, sendo esta a região onde se esperam as anomalias mais significativas da temperatura do ar”, acrescenta a nota.
Para esta sexta-feira espera-se tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no litoral, em especial da região Centro e do Alentejo, e, durante a tarde, no interior Norte e Centro.
As previsões apontam ainda possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro na faixa costeira Ocidental, subida da temperatura máxima, em especial no litoral das regiões Norte e Centro e pequena descida da temperatura máxima no sotavento algarvio.
Em perigo máximo de incêndio rural vão estar mais de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 40ºC, em Castelo Branco, e os 24ºC, em Viseu, e as mínimas entre os 21ºC, em Faro, e os 15ºC, em Coimbra.