As imagens do último adeus a Chalana no Estádio da Luz
12-08-2022 - 16:13
 • João Fonseca com Renascença

Caixão com o antigo número 10 do Benfica foi transportado para o relvado por antigos colegas de equipa, num momento emocionado com milhares de adeptos nas bancadas do Estádio da Luz.

Os adeptos do Benfica disseram um último adeus a Fernando Chalana, no Estádio da Luz, esta sexta-feira.

O caixão com o "pequeno genial" deixou a Basílica da Estrela, onde decorreu o velório, por volta das 15h00, coberto com uma bandeira do Benfica.

À espera no Estádio da Luz estavam alguns milhares de adeptos, vários dirigentes, como o presidente Rui Costa, muitos antigos jogadores e até jovens da formação das águias. Na bancada esteve espalhada uma gigantesca camisola 10, onde se lia a frase "obrigado, Chalana".

O caixão foi transportado para o relvado por Humberto Coelho, Diamantino e Carlos Manuel, com uma guarda de honra do plantel do Benfica. Toni, Shéu, Álvaro Magalhães, Chiquinho Carlos foram outros antigos jogadores que acompanharam o caixão.

Depois de 10 minutos de silêncio, ouviu-se o hino do Benfica, cantado pelos adeptos. Paulo Futre, Abel Xavier, Bruno Basto, Valido, Veloso e Nuno Gomes foram outros ex-atletas presentes. As últimas exéquias realizam-se no cemitério do Alto de São João.

Fernando Chalana morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 63 anos. O antigo futebolista, que sofria de uma doença degenerativa, é uma das figuras de maior prestígio do Benfica dos anos 80.

Foi seis vezes campeão nacional pelo Benfica, conquistou três taças de Portugal e duas supertaças. Fez 311 jogos pelo clube.

Também jogou no Bordéus, onde se sagrou campeão de França em 1985. Com 27 presenças na seleção nacional, Chalana foi um dos jogadores que estiveram no Europeu de 84 em França, tendo contribuído para a campanha que terminou nas meias-finais. Foi inclusivamente eleito para o 11 ideal da prova.

Nascido no Barreiro, foi no Barreirense que deu os primeiros passos no futebol. Voltou ao Benfica, depois da passagem pelo futebol francês, e deixou a Luz em 1990. Esteve uma época no Belenenses e terminou a carreira no Estrela da Amadora, aos 34 anos.