Aeroporto de Lisboa passará a Aeroporto Humberto Delgado em Maio
11-02-2016 - 13:10

Anúncio feito pelo ministro dos Transportes, Pedro Marques. Humberto Delgado, popularmente conhecido como "General Sem Medo", foi assassinado a 13 de Fevereiro de 1965.

O Aeroporto de Lisboa vai passar a ser designado "Aeroporto Humberto Delgado", a partir de 15 de Maio. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes.

"O Governo decidiu, a dois dias da passagem de mais um ano sobre o assassinato de Humberto Delgado, atribuir a designação de Aeroporto Humberto Delgado ao Aeroporto de Lisboa", afirmou o ministro, na conferência de imprensa depois da reunião do Conselho de Ministros.

"Humberto Delgado foi uma figura maior da oposição ao regime da ditadura, em particular em 1958, aquando da sua candidatura presidencial. Uniu e liderou a oposição nessa fase. Foi depois fraudulentamente derrotado nessas eleições. Posteriormente exilou-se e veio a ser assassinado pela PIDE, alguns anos depois", lembrou Pedro Marques.

Há um ano, em Fevereiro de 2015, a Câmara de Lisboa aprovou por unanimidade uma moção para atribuir o nome de Humberto Delgado, fundador da TAP, ao aeroporto da Portela.

O documento, subscrito pelo então presidente António Costa, sustentava que Delgado foi "uma figura notável do país político do século XX", assim como "um vulto maior da aviação comercial portuguesa". A moção teve o voto favorável de todos os vereadores.

Humberto Delgado, popularmente conhecido como "General Sem Medo", foi assassinado a 13 de Fevereiro de 1965, em Badajoz. Ficou também famosa a frase proferido por Humberto Delgado, a 10 de Maio de 1958, quando, numa conferência de imprensa da campanha eleitoral das presidenciais. Questionado sobre que posição tomaria em relação ao Presidente do Conselho Oliveira Salazar, respondeu "Obviamente, demito-o!".

Delgado "foi pioneiro na organização da aeronáutica civil”

No dia em que se ficou a saber que o Aeroporto de Lisboa vai ser baptizado com o nome de Humberto Delgado, o comandante Vieira da Silva, ex-presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA), lembra à Renascença o papel fundamental do antigo opositor a Salazar na formação da TAP.

“Humberto Delgado foi um dos primeiros directores do que na altura se chamava a Direcção Nacional da Aeronáutica Civil e foi ele que praticamente iniciou a formação da TAP. Foi pioneiro na organização da aeronáutica civil”, recorda o comandante Vieira da Silva.

O ex-presidente da APPLA não concorda, contudo, com o facto de Humberto Delgado passar a dar o seu nome ao Aeroporto da Portela. “Acho que não se deve dar o nome de políticos a monumentos importantes em Portugal, porque já alguém dizia, que mais tarde ou mais cedo vão ter que mudar o nome”, considera.