Serra Leoa. Explosão de pesado carregado de combustível faz 98 mortos
06-11-2021 - 12:01
 • Renascença com agências

Segundo testemunhos, a colisão entre dois pesados esteve na origem desta explosão. Um autocarro cheio de passageiros foi apanhado pelas chamas.

Mais de 90 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas devido à explosão de camião cisterna carregado de combustível, após a colisão com outro pesado na zona industrial de Wellington, perto da capital Freetown, na Serra Leoa.

Segundo um responsável do hospital local, 92 corpos chegaram à morgue este sábado de manhã. Outras 30 vítimas com queimaduras graves deram entrada nas urgências.

Mas, o diretor de comunicações da Agência de Gestão de Catástrofes actualizou esse balanço, elevando para 98 mortos. Contudo, alerta que esse número pode aumentar devido ao estado crítico de alguns dos feridos.


Ao que tudo indica, a explosão terá acontecido um cruzamento perto do supermercado de Choithram no subúrbio de Wellingont na parte leste da cidade por volta das 22h00 (hora local) de sexta-feira.

Segundo testemunhos, a colisão entre dois pesados esteve na origem desta explosão. Um autocarro cheio de passageiros foi apanhado pelas chamas assim como outras viaturas.

Além disso, alguns residentes perto do local da explosão saíram das suas casas após a colisão dos veículos com baldes e bidões para recolher o combustível derramado.

O exército e as forças de segurança estão no terreno.

O presidente Julius Maad Bio, que está na Escócia a participar na Cimeira do Clima (COP 26) já lamentou esta “horrível perda de vidas humanas”, deixando condolências para as famílias das vítimas.