Na primeira passagem pelas especiais de Santana (10.81 km), Ribeiro Frio (10,01 km) e Terreiro da Luta (8,01 km), Alexandre Camacho (Skoda Fabia R5) cimentou a posição de comandante do Rali Vinho Madeira e tem, agora 24,8” de avanço sobre Miguel Nunes (Citroen DS3 R5).
Miguel Nunes começou a tarde bem, ao ser o mais rápido em Santana, mas depois Alexandre Camacho impos a sua lei e viu a sua vantagem aumentar 10” de penalização do seu adversário, que penalizou um minuto na saída do Parque de Assistência.
Em relação à neutralização da segunda passagem pelo Palheiro Ferreiro, em consequência do despiste de João Silva, a Direção da Prova decidiu atribuir o tempo da primeira passagem à maioria dos pilotos.
José Pedro Fontes (Citroen C3 R5) ocupa, para já o derradeiro lugar do pódio, já a mais de um minuto de Alexandre Camacho, mas é o primeiro em termos de Campeonato Nacional, posição que, se mantiver até ao fim, lhe permitirá reentrar na luta pelo título, face ao atraso de Armindo Araújo, que está a mais de três minutos dos homens da frente.
Pelo caminho ficou Pedro Meireles (Skoda Fabia R5), que saiu da estrada em Santana e comprometeu as possibilidades de continuar na discussão do ceptro nacional.
O primeiro dia do Rali Vinho Madeira vai terminar com a segunda passagem por estas três classificativas.
Classificação após oito especiais
1.º, Alexandre Camacho/Pedro Calado (Skoda Fabia R5), 57’45,3”
2.º, Miguel Nunes/João Paulo (Citroen DS3 R5), a 24,8”
3.º José Pedro Fontes/Paulo Babo (Citroen DS3 R5), a 1’04,5”
4.º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda Fabia R5), a 1’25,7”
5.º, Miguel Barbosa/Hugo Magalhães (Skoda Fabia R5), a 1’261”
6.º, Rui Pinto/Ricardo Faria (Ford Focus WRC)
7.º, Pedro Paixão/Jorge Henriques (Hyundai i20 R5), a 1’36,0”
8.º, João Barros/António Costa (Ford Fiesta R5), a 1’49,2””
9.º, Vasco Diogo Silva/Ricardo Ventura (Mitsubishi Lancer X)
10.º, Pedro Almeida/Nuno Almeida (Ford Fiesta R5), a 3’59,7”
9.º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Hyundai i20 R5), a 28,2”
8.º, Rui Pinto/Ricardo Faria (Ford Focus WRC), a 43,2