Incêndios. Piloto morre em queda de avião em Foz Côa
15-07-2022 - 20:34
 • Ricardo Vieira

O incidente aconteceu na zona de Castelo Melhor, pelas 20h00 desta sexta-feira. Presidente da República e primeiro-ministro já lamentaram a morte do piloto de nacionalidade portuguesa.

Um piloto morreu na queda de um avião de combate a incêndios na zona de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda.

A notícia foi avançada pelas estações de televisão e confirmada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em comunicado enviado á Renascença.

"Um avião anfíbio médio FireBoss, do Centro de Meios Aéreos de Viseu, afeto ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, caiu esta tarde, enquanto operava no Teatro de Operações do incêndio em Torre de Moncorvo, Bragança, tendo o alerta sido dado pelas 19h55. Há a registar uma vítima mortal, o comandante-piloto da aeronave", refere a ANEPC.

Segundo a Proteção Civil, "foram, de imediato, acionados todos os meios, em conformidade com o previsto no protocolo aplicável".

O piloto, nacionalidade portuguesa, era o único ocupante do avião anfíbio Fire Boss da empresa espanhola Agromontiar, adianta a RTP.

O incidente aconteceu na zona de Castelo Melhor, pelas 20h00 desta sexta-feira.

O Presidente da República e o primeiro-ministro lamentam a morte do piloto português na queda de um avião de combate a incêndios, esta sexta-feira, em Vila Nova de Foz Côa.

“É uma notícia muito muito triste. Era alguém ainda relativamente muito jovem, tinha servido a Força Aérea. Estava no combate ao incêndio em Torre de Moncorvo. É uma perda que choca a todos”, declarou o Presidente da República, à CMTV.

O Presidente da República apresenta as condolências à família e diz que vai estar presente no funeral.

Marcelo Rebelo de Sousa elogia o trabalho de todos os operacionais envolvidos no combate aos incêndios.

“São heróis e não se imagina às condições em que têm de atuar, muitas vezes imprevisíveis, durante dias e dias”, sublinha o chefe de Estado.

O primeiro-ministro, António Costa, lamentou, através da rede social Twitter, a morte do piloto do avião de combate a incêndios que se despenhou esta sexta-feira em Vila Nova de Foz Côa.

António Costa envia “as mais sentidas condolências” à família e amigos.

"Foi com grande consternação que tomei conhecimento do falecimento do piloto que operava uma aeronave que caiu esta tarde no combate ao incêndio em Torre de Moncorvo. Endereço as mais sentidas condolências à família e amigos", escreve Costa.