Portugal na linha da frente da Frontex
08-10-2015 - 10:27
 • Ana Rodrigues

Conhecemos a fundo a participação da Polícia Marítima na operação de controlo de fronteiras da União Europeia. No Mar Egeu, perto das ilhas gregas, a Marinha intercepta traficantes de pessoas que fogem da guerra.

A missão começou no dia 1 deste mês e 358 pessoas já foram resgatadas das águas do Mar Egeu, pela Polícia Marítima portuguesa, que participa, a pedido da agência europeia Frontex, com uma embarcação e 8 agentes na operação “Poseidon Sea 2015”, junto à ilha grega de Lesbos.

O objectivo é o controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e o combate ao crime transfronteiriço e ganha agora maior relevo com a crise dos refugiados.

Esta é a terceira vez que Portugal participa numa missão da Frontex, a Agência Europeia de Controlo de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia.

A experiência de anos anteriores foi importante para a preparação desta missão, como explicou em entrevista à Renascença o comandante Cortes Lopes, da Autoridade Marítima Nacional e responsável pela missão portuguesa.