​Cada mulher empreendedora é única. Mas o que têm em comum?


No Dia Internacional da Mulher olhamos para a realidade dos negócios no feminino.

Sabemos que cada mulher empreendedora é única. Mas há pontos em comum. Sabia que 56% das mulheres empreendedoras têm crianças?

Esta é uma das conclusões do “Own Business Study”, um estudo desenvolvido internacionalmente pela METRO, da qual a Makro Portugal faz parte, e que tem o objetivo de proporcionar um melhor entendimento dos negócios próprios em todo o mundo.

Esta segunda edição do estudo examina com maior detalhe a perceção das mulheres – aquelas que já são proprietárias de um negócio e aquelas que aspiram vir a ter um. De forma a obter mais informação no que se refere à experiência diária dos proprietários de negócios próprios e a perceção da sociedade dos negócios independentes, a METRO voltou a inquirir 10.000 pessoas em 10 países (República Checa, França, Alemanha, Índia, Itália, Portugal, Rússia, Espanha, Turquia e Roménia), entre eles 1.500 proprietários de negócios próprios.

“No Dia Internacional da Mulher, queremos celebrar as mulheres proprietárias de negócios próprios em todo o mundo. O seu sucesso é vital para a diversidade e dinamismo das nossas comunidades. O nosso estudo demonstra que embora todos tenhamos as nossas próprias motivações, esperanças e desafios individuais, existem alguns pontos que são comuns às proprietárias de negócios próprios. Esta questão pode encorajar outros – homens e mulheres – a tornarem-se eles próprios proprietários de negócios”, refere David Antunes, CEO Makro Portugal.

Principais conclusões do estudo:

- 42% dos proprietários de negócios próprios inquiridos no global são mulheres.

- Em Portugal, 85% das mulheres empreendedoras considera as ferramentas digitais essenciais para gerir o seu negócio diariamente, encontrando-se acima da média dos 10 países.

- 37% das mulheres gostaria de iniciar o seu próprio negócio, mas apenas 2% acaba por fazê-lo.

Em traços gerais, na Índia encontram-se as mulheres mais otimistas sobre se irão iniciar o seu próprio negócio (31%). Na Alemanha, apenas 2% das mulheres pensam vir a tornar-se proprietárias de negócios próprios no futuro.

- 65% das mulheres empreendedoras tem menos de 45 anos, e 35% apresenta uma idade superior a 45.

- 82% das mulheres revela que, se fosse hoje, voltaria a abrir o seu negócio.

- A dificuldade de financiamento é um dos maiores obstáculos mencionados. 25% das mulheres portuguesas empreendedoras considera que encontrar financiamento é a fase mais difícil ao começar. Manter um negócio é o desafio mais mencionado.

Women Own Business Breakfast

Dia 8 de março, a Makro Portugal promove a Conferência – Women Own Business Breakfast, que se destina a debater as principias questões relacionadas com a Mulher Portuguesa e os Negócios Próprios. Durante o evento vão ser reveladas as principais conclusões deste International Own Business Study e haverá ainda espaço para se discutir os resultados do mesmo entre um painel de mulheres empreendedoras ligadas ao panorama gastronómico português.

As convidadas deste painel são Maria João Caldeira, coordenadora Formação Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, Filipa Pinto Coelho, Fundadora projeto Café com Vida, Raquel Silveira, Chefe de Divisão Makro Matosinhos, e Andreia Moutinho, Chef de Pastelaria e Formadora de Pastelaria. A moderação do debate estará a cargo de Miriam Gonçalves.


Este conteúdo é uma parceria comercial Renascença/Makro.