Estudo sobre poluição de carros a gasóleo “não tem qualquer tipo de interesse”, diz ACP
13-01-2020 - 13:45
 • Renascença

A queda de vendas de carros a gasóleo está prestes a inverter-se, afirma Carlos Barbosa, com a chegada de híbridos a diesel.

O novo estudo que indica que os novos carros a gasóleo são até mil vezes mais poluentes do que os normais, não merece credibilidade, considera o presidente da ACP, Carlos Barbosa.

O estudo é da autoria da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (FETA), uma organização que Carlos Barbosa descarta como sendo um “conjunto de ‘associações Zero’ em vários países”.

O dirigente do ACP diz que há estudos fiáveis que dizem precisamente o contrário. “Não diz onde foi feito o estudo, quem o fez ou como foi feito. Os estudos que nós temos, quer na Federação Internacional Automóvel, quer nas comissões de sustentabilidade, mostram precisamente o contrário, por isso este estudo para mim não tem qualquer tipo de interesse.”

O estudo da FETA, de que a Associação Zero faz parte, é baseado em análises feitas a dois carros, que serão os dois mais vendidos das suas respetivas categorias.

Confrontado com o facto de o número de vendas de veículos a gasóleo ter diminuído nos últimos anos, Carlos Barbosa contrapõe que essa tendência está prestes a alterar-se com a chegada de carros híbridos a gasóleo.

“Cada vez mais os carros híbridos plugin são o futuro. Por enquanto só existem carros híbridos plugin a gasolina, agora no Salão de Genebra vão aparecer carros baratos, plugin, a gasóleo, das marcas todas, e nessa altura o gasóleo vai voltar a ser mais vendido que a gasolina.”

O estudo da FETA já foi criticado também pela Associação de Comércio de Automóveis de Portugal (ACAP), que diz que se trata “uma questão de diabolização dos automóveis, em particular dos diesel”.