Robôs contra pragas. Máquinas "inteligentes" revolucionam agricultura nacional
07-09-2016 - 12:37

Pode parecer ficção científica, mas não é. O Instituto de Engenharia de Sistemas de Computadores (Inesc Tec) apresenta dois robôs que vão ajudar os agricultores a combater as pragas e as doenças nos terrenos.

O Instituto de Engenharia de Sistemas de Computadores (Inesc Tec) apresenta esta quarta-feira dois robôs concebidos para ajudar os agricultores a combater as pragas e as doenças nos terrenos.

As plataformas robóticas recolhem informações de forma contínua e aplicam os produtos fitofarmacêuticos de uma forma mais eficiente, reduzindo assim, os desperdícios. Segundo Filipe Neves dos Santos, investigador do Inesc Tec, este sempre foi o primeiro objectivo com o desenvolvimento destes robôs.

Além destas vantagens, o investigador acrescenta que as plataformas representam uma solução fundamental para a escassez de recursos humanos que se faz sentir no sector agrícola, “O robô que se destina à poda e à colheita tenta responder ao problema dos recursos humanos, ou seja, estamos a falar de uma escassez que cada vez é mais significativa”.

Filipe Neves dos Santos refere que os robôs são resistentes a altas temperaturas, o que permite melhores condições de trabalho aos agricultores, “estamos a falar de cenários de operação que podem atingir 40 graus, altas temperaturas para as pessoas poderem trabalhar nas melhores condições”.

O especialista revela que até hoje já foram realizados vários testes na região do Douro, embora à porta fechada. As plataformas são apresentadas esta quarta-feira, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Filipe Neves dos Santos prevê que dentro de um ano e meio as plataformas estejam disponíveis ao público em geral, mas para já estão em exposição na maior feira agrícola nacional, que começou hoje e termina na próxima sexta-feira.