Consultas no Hospital de Setúbal a funcionar com constrangimentos
16-02-2023 - 12:08
 • Cristina Nascimento

Problemas estão relacionados com “perturbações no sistema informático”.

O serviço de consultas externas do Centro Hospital de Setúbal "está a funcionar com constrangimentos". A informação é avançada por fonte hospitalar. Numa nota enviada à Renascença, a mesma fonte adianta que estão "a trabalhar com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para ultrapassar as perturbações no sistema informático".

A perturbação no atendimento aos utentes já se verifica pelo menos desde terça-feira.

A Renascença questionou o hospital sobre o que está na origem dos problemas informáticos e para quando prevêem que seja reposta a normalidade, entre outras perguntas, mas o hospital não adiantou mais esclarecimentos.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) lamenta que o sistema informático do Hospital de Setúbal esteja "inoperacional, tornando impossível o acesso ao processo clínico do doente".

"Desta forma, toda a segurança da actividade assistencial está comprometida, quer dos doentes, quer dos Médicos. É lamentável, os constrangimentos frequentes do sistema informático no SNS", diz o sindicato.

O SIM acrescenta que "a falta de visão estratégica e a falta de investimento só prejudicam os doentes, a produtividade e a sanidade mental dos médicos" e "exige investimento sério no SNS e que este Governo crie as condições de trabalho que permitam a fixação dos Médicos no SNS".

[notícia atualizada às 14h31]