Papa e Joana Marques Vidal são as personalidades do ano para os leitores da Renascença
28-12-2018 - 00:34

O ataque à Academia do Sporting e o resgate das crianças numa gruta da Tailândia foram considerados os acontecimentos de 2018.

Veja também:


Os leitores do site da Renascença elegeram Joana Marques Vidal e o ataque a Alcochete como personalidade e acontecimento de 2018, respetivamente.

A antiga procuradora-geral da República, que deixou o cargo em outubro após seis anos de casos de justiçam que abalaram Portugal, obteve um total de 32% dos votos.

Joana Marques Vidal foi eleita a personalidade nacional de 2018, seguida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com 20%.

Na terceira posição, com 12%, ficou D. José Tolentino Mendonça, o padre-poeta que o Papa Francisco chamou para arquivista e bibliotecário da Santa Sé.

O ataque à Academia de Alcochete, a página mais negra da história centenário do Sporting, foi considerado o acontecimento nacional do ano, com 23% dos votos dos utilizadores da página da Renascença na internet.

Em segundo lugar ficaram as demissões e detenções em Tancos, com 19%, e em terceiro o incêndio na serra de Monchique, o maior do ano na Europa, com 14%.

No plano internacional, o Papa Francisco foi eleito a personalidade do ano, com 43% dos votos, uma grande vantagem para o segundo classificado, o Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, com 20%. O Presidente de Angola, João Lourenço, ficou na terceira posição, com 10%.

O acontecimento internacional de 2018 para os leitores da Renascença é o dramático resgate de um grupo de crianças numa gruta da Tailândia, com 36% dos votos.

A revolta dos coletes amarelos em França ficou em segundo lugar, com 13%, seguida da cimeira das Coreias e o encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un, com 12%.