Autárquicas. ​BE admite "mau resultado" e rejeita "coligações com a direita”
27-09-2021 - 18:51

A vitória (sem maioria) em Lisboa de Carlos Moedas é uma “má notícia”, afirma Catarina Martins, que destaca a conquista, pela primeira vez, de um vereador no Porto.

O Bloco de Esquerda (BE) teve um “mau resultado” nas autárquicas, mas não vai fazer coligações com a direita nas autarquias, nomeadamente em Lisboa e no Porto, garante Catarina Martins.

A coordenadora bloquista fez esta segunda-feira o rescaldo das eleições autárquicas de domingo, que remeteram o BE para o sétimo lugar a nível nacional.

“O Bloco de Esquerda nestas autárquicas teve um mau resultado. Não aumentámos o número de votos ou de eleitos e conseguimos manter quatro em cada cinco votos”, analisou Catarina Martins.

A líder bloquista disse, em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, que a vitória (sem maioria) em Lisboa da coligação liderada pelo PSD e por Carlos Moedas é uma “má notícia”.

Catarina Martins garante que o Bloco, que segurou um vereador na autarquia de Lisboa, “não faz coligações à direita”.

“Estaremos na câmara municipal, na assembleia municipal, nas assembleias de freguesia em cumprimento do nosso mandato por políticas de habitação, transportes, ambiente e igualdade”, salientou.

A coordenadora do BE aproveitou para destacar a conquista, pela primeira vez, de um vereador para a Câmara do Porto.

“Queria saudar a eleição de Sérgio Aires, no Porto. É a primeira vez que o BE elege um vereador no Porto, Rui Moreira perdeu a maioria na autarquia e vai finalmente ter oposição na Câmara do Porto”, avisa Catarina Martins.