Em Espanha, urinar na rua vira-se contra quem o faz
05-07-2016 - 17:04

As festas de San Fermín vão experimentar uma solução inovadora contra uma prática que provoca prejuízos de milhares de euros.

As festas de San Fermín, em Pamplona, Espanha, terão, este ano, um aliado para travar um gesto pouco cívico: um novo líquido que faz a urina ressaltar para as pernas e pés das pessoas.

As festas de San Fermín levam milhares de pessoas às ruas de Pamplona. Os touros, largados pelas ruas, são as estrelas das festas. Estima-se que os gastos provocados pela urina nestas festas alcancem os 10 mil euros.

Este ano, os serviços de limpeza vão combater o problema com o lançamento do repelente “CK-Splash Back”. Este líquido “provoca um ressalto da urina na parede e a pessoa acaba por urinar as calças e os sapatos”, explica Ezenarro Iñaki, responsável dos serviços públicos da cidade espanhola de Hernani, que já experimentou o “CK-Splash Back”.

Em declarações ao diário “El País”, Iñaki acrescenta que “o produto torna a parede impermeável, e consequentemente, a urina salpica mais do que o normal. É como se aplicasse uma película de azeite sobre uma superfície: ao deitar um líquido sobre ela, vai ressaltar mais do que o habitual”.

Esta novidade encontra-se em fase de melhoramento e a principal dúvida reside sobre a durabilidade do efeito. “Não sabemos quando é preciso aplicar o líquido de novo. Contudo, fica mais económico a aplicação deste líquido do que ter constantemente um trabalhador a lavar as paredes”, conclui.

O líquido, produzido pela empresa Kliner Profesional, funciona a dois níveis. “Por um lado, é dissuasor; por outro, a superfície permanece limpa por mais tempo”, explica Beñat Zárate, responsável de marketing da empresa.

Também na Alemanha, há iniciativas idênticas. Em Hamburgo, é utilizado um aerossol que resulta, igualmente, num ressaltar de urina para os pés e pernas das pessoas. Os alemães apelidaram o evento de “pintura hidrofóbica”.