Paul Pogba foi suspenso por quatro anos após ter acusado positivo num teste antidoping, avançou o “La Repubblica” esta quinta-feira.
O internacional francês testou positivo a testosterona antes do jogo entre a Juventus e a Udinese, no dia 20 de agosto de 2023. Pogba não saiu do banco durante toda a partida.
“Fui informado da decisão do Tribunal Nacional de Antidoping e acredito que o seu veredicto é incorreto", assim reagiu o futebolista, numa publicação no Instagram. "Estou triste, chocado e de coração partido por tudo aquilo pelo qual trabalhei na minha carreira profissional me estar a ser retirado. Quando estiver livre das restrições legais, toda a história irá tornar-se clara, mas nunca, de forma consciente ou deliberada, tomei qualquer suplemento que viole as normas antidoping."
Na altura do incidente, o jogador justificou a presença da substância dizendo que a mesma é proveniente de um suplemento alimentar prescrito por um médico dos Estados Unidos, onde Pogba teve uma consulta. A testosterona é um esteroide que ajuda a acelerar o desenvolvimento muscular.
Em outubro foi feita uma contra-análise que confirmou a presença de testosterona no organismo do francês e, em dezembro, a procuradoria antidoping italiana pediu a suspensão máxima de quatro anos para o jogador. Agora e se não houver qualquer volteface em virtude de recursos, é oficial que Pogba vai ficar afastado dos relvados até 2028.
Ou seja, em 2028 o médio já terá 34 anos, pelo que esta decisão pode colocar um ponto final prematuro na carreira do francês. Pogba já estava suspenso provisoriamente desde o dia 12 de setembro.
O centrocampista, internacional por França por 91 vezes e foi campeão do mundo em 2018, voltou à Juventus no verão de 2022. Contudo, só jogou seis partidas devido a uma lesão, sendo que na presente temporada ainda nem jogou por causa da suspensão.