Milhares de "ovos de gelo" cobrem praia na Finlândia
08-11-2019 - 09:30
 • Renascença

A praia de Hailuoto, no golfo de Bothnia, entre a Finlândia e a Suécia, apresenta uma paisagem diferente resultado de um fenómeno climático raro.

Uma rara coleção de “ovos de gelo” foi descoberta na Finlândia, resultado de uma conjugação rara de condições climáticas. As pequenas bolas de neve são enroladas em simultâneo por ação do vento e da água, neste caso em particular, as ondas do mar.

Risto Mattila, fotógrafo que captou as imagens do fenómeno, contou, em declarações à BBC, que estava a passear pela praia de Marjaniemi, na ilha de Hailuoto, no domingo, quando se deparou extensão de 30 metros de costa coberta por estas bolas de gelo.

"Estava a passear com a minha mulher na praia Marjaniemi. Estava um dia de sol, com temperatura de -1ºC, e ventoso. Foi quando encontrei este extraordinário fenómeno. Havia neve e ovos de neve por toda a praia, na linha de água", disse.

"Foi uma vista incrível. Eu nunca vi esse fenômeno antes.O maior dos ovos era do tamanho de uma bola de futebol", acrescentou o fotógrafo amador.