Frio traz neve a Sintra, Alentejo e Algarve
26-02-2016 - 13:42

Descidas acentuadas de temperatura, vento, chuva, neve e granizo marcam o fim-de-semana. IMPA emite alertas e prevê que o mau tempo comece a serenar na segunda-feira.

Este fim-de-semana vai ser marcado pela chuva, vento forte, agitação marítima, e possibilidade de queda de neve em locais pouco habituais como as serras de Sintra e Monchique.

Em declarações à agência Lusa, a Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), indicou que "devido às baixas temperaturas salienta-se que a neve, pelo menos até ao final da manhã de sábado, poderá cair em cotas relativamente baixas, acima dos 400/600 metros”.

“Não se pode excluir a ocorrências de aguaceiros sob a forma de neve em locais como a serra de Sintra, que nos seus pontos mais altos caiam uns farrapos, e em vários outros locais como a serra de Monchique, no Algarve, e de São Mamede, em Portalegre", especificou.

A situação meteorológica vai começar a piorar a partir do final da manhã desta sexta-feira com um aumento da intensidade do vento, que poderá ser muito forte em todo o território do continente. De acordo com a meteorologista, gradualmente, a partir da tarde, a precipitação vai passar a regime de aguaceiros, que podem ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

A especialista adiantou também que os aguaceiros serão mais prováveis e frequentes nas regiões do litoral. Segundo Maria João Frada, vai ocorrer uma descida dos valores da temperatura que devido ao vento vai dar uma sensação acrescida de frio.

No sábado, a previsão do IPMA aponta para uma descida dos valores da temperatura mínima, sendo que nas regiões do interior deverão rondar os -4/-3 graus Celsius, no litoral entre os 4 e os 6/7 graus.

No domingo ainda vão ocorrer aguaceiros, que podem ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e que vão fazer subir a cota de neve para os 1200/1400 metros e agitação marítima com ondas de noroeste com cinco a seis metros e meio.

Foram emitidos aviso laranja de agitação marítima durante todo o fim-de-semana, prevendo-se ondas que podem atingir os sete metros, e aviso amarelo de vento e precipitação até ao final do dia de sábado. A situação vai melhor na segunda-feira com o regresso do sol e subida dos valores da temperatura máxima.

Neve corta estradas em Viseu

Uma estrada nacional e duas municipais estão desde as 11h00 desta sexta-feira cortadas ao trânsito no distrito de Viseu devido à queda de neve.

Segundo disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro, a Estrada Nacional 321, entre Castro Daire e Cinfães, ficou cortada às 10h59.

Minutos antes, o mesmo tinha acontecido com as municipais 553 (entre Resende e Feirão) e 553-1 (entre Resende e Bigorne). Três viaturas ficaram retidas na neve, em Cinfães, em Resende e nas Portas do Montemuro, mas não há nenhuma situação grave a registar, acrescentou.