Euro 2016. Final com novo prolongamento, desta vez "online"
12-07-2016 - 08:33

Duas petições surgiram nas últimas horas. Uma francesa, a pedir a repetição do jogo, outra portuguesa, a pedir juízo. “Uma nação como a nossa não precisa do brilho da Torre Eiffel. Brilha por si própria”.

Adeptos franceses lançaram, na segunda-feira, uma petição "online" a pedir novo jogo da final do Europeu de futebol.

“Repetir a final do Euro 2016. À atenção da UEFA. A fraude portuguesa não merece tal título”, é o que se lê na apresentação do documento que conta já com mais de 90 mil assinantes.

Em resposta, uma portuguesa criou, no mesmo site, uma nova petição intitulada “Que os franceses ganhem juízo”.

A petição dos franceses defende que Portugal não merece ganhar, enquanto a portuguesa sustenta precisamente o contrário e aponta “a falha gravíssima” da equipa de França contra Cristiano Ronaldo.

“Foram agressivos e não tiveram qualquer tipo de 'fair play'”, lê-se. A criadora da petição considera que os franceses ofenderam e menosprezaram toda uma nação. “Aprendam a perder e mantenham a vossa dignidade”, pede, deixando ainda um recado: “Uma nação como a nossa não precisa do brilho da Torre Eiffel. Brilha por si própria”.

Desde a derrota que os franceses têm dado sinais reveladores de mau perdedor. O jornal “L’Equipe” não deu nota a Éder ou Ronaldo e a Torre Eiffel iluminou-se primeiro com as cores da França, e não de Portugal, após algumas alegadas dificuldades técnicas.

“Repetir a final do Euro 2016. À atenção da UEFA” não é, contudo, a única petição criada na sequência do resultado de domingo, mas é a que tem mais assinaturas. Outras petições fazem o mesmo pedido, a maioria com a argumentação de que Portugal não teve “fair play” e não merece o título, e uma a pedir um outro árbitro. Existe também uma outra: “Contra a petição que pede a repetição da final”.