Jorge Sampaio. Dez anos de Presidência em 25 fotografias
10-09-2021 - 00:33

Entre 1996 e 2006, Jorge Sampaio desempenhou as funções de Presidente da República. Durante dois mandatos encontrou-se com personalidades como o Papa João II, Nelson Mandela ou Fidel Castro e passou por momentos históricos como a independência de Timor, a entrega da soberania de Macau à China, a guerra do Iraque ou a Expo98.

Durante os dez anos de mandato presidencial, foram vários os chefes de Estado e personalidades que passaram por Lisboa e pelo Palácio de Belém. Bill Clinton, Hugo Chavez, Vladimir Putin e Príncipe Carlos foram alguns dos nomes que se encontraram com o Presidente em Portugal.

Jorge Sampaio também protagonizou momentos históricos para o país, como a inauguração da Expo98 e a transferência de soberania de Macau para a República Popular da China.

A 14 de janeiro de 1996, Jorge Sampaio foi eleito Presidente da República na primeira volta, com 53,9%. Cavaco ficou em segundo com 46% e adiou o sonho de chegar a Belém.

Em 2001 é reeleito com 55% dos votos, numa corrida em que o social-democrata Ferreira do Amaral ficou em segundo, com 34%.

Depois de dissolver a Assembleia da República de Santana Lopes, foi ainda Jorge Sampaio a dar posse, em março de 2005, a José Sócrates, que conquistou a primeira e até agora única maioria absoluta do PS. Passado um ano sai do Palácio de Belém, dando lugar ao anterior derrotado, Cavaco Silva.