Arcebispo de Braga apela à luta pela vida “em nós e nos outros"
14-04-2017 - 17:19
 • Isabel Pacheco

Durante a celebração da Morte de Cristo, D. Jorge Ortiga pediu coragem na "defesa incondicional a vida".

Em Sexta-feira Santa, dia da Celebração Morte de Jesus Cristo, o arcebispo primaz de Braga pede “coragem” e que ninguém se cale “para defender a dignidade da vida”.

“Precisamos de uma ardente e corajosa acção educativa em favor da vida”, defendeu D. Jorge Ortiga na celebração a que presidiu na Sé Catedral de Braga, onde incitou à luta pela vida “em nós e nos outros”.

A defesa incondicional da vida é um dever dos cristãos, que têm a “obrigação de dizer que quem ofende e suprime a vida do Homem ofende e suprime a Cristo”, afirmou ainda o também presidente da Comissão Episcopal para Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Durante a homilia desta Sexta-feira Santa, o arcebispo de Braga lembrou também a que “a verdade não tem preço” e admitiu a sua “perplexidade” quando se diz que este é o tempo “de pós-verdade e das inverdades”. Lembra o prelado que, “por muito que queiramos, nenhuma verdade pode ser declinada, enquadrada ou flexibilizada”.

Na sua homilia, D. Jorge ortiga criticou também o “comodismo” e lembrou os sem-abrigo, as vítimas de violência doméstica, os endividados e os que passam fome.