Oeiras assinala o centenário do nascimento de S. João Paulo II
18-05-2020 - 10:23
 • Ana Lisboa

Ruy de Carvalho, Sofia Alves e Heitor Lourenço são alguns dos atores que prestam homenagem ao Papa polaco, através da leitura da peça de teatro "A Loja do Ourives", escrita pelo próprio João Paulo II.

Veja também:


O Teatro Dramax de Oeiras, em co-apresentação com a Câmara Municipal, vão celebrar o 100º aniversário do nascimento de S. João Paulo II, "não só pela sua dimensão humana, mas também pelo seu trabalho e coragem de homem ligado ao teatro".

Em comunicado, o diretor do teatro, Celso Cleto, refere que "talvez para muitos este facto seja desconhecido, mas nós, que vivemos da e na arte de representar, não o esquecemos, nem podíamos esquecer alguém que, com risco da própria vida durante a ocupação nazi, não baixou os braços e continuou a fazer teatro".

Para poderem realizar esta iniciativa, foi necessário pedir autorização ao Vaticano, que "cedeu os direitos em exclusivo ao Teatro Dramax de Oeiras, nas regras que o Papa João Paulo II deixou escritas em testamento" e que foi tão simplesmente isto: "apenas autorizo a simples leitura da peça e não a criação de um espetáculo".

Assim vai ser cumprido. A leitura da peça de teatro "A Loja do Ourives", realizada à porta fechada, está marcada para esta segunda-feira, às 21h00, no Auditório Municipal Eunice Muñoz.

Poderá ser acompanhado em direto através do Facebook do Município de Oeiras.