1.500 operacionais em operações de rescaldo na Serra da Estrela e Caldas
18-08-2022 - 09:28
 • Celso Paiva Sol com redação

Cerca de 30 concelhos estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê uma subida da temperatura máxima.

Os dois incêndios que mais preocupavam as autoridades, na Serra da Estrela e Caldas da Rainha entraram em fase de resolução. Cerca de 1.500 operacionais estão envolvidos nas operações de consolidação que deverão prosseguir durante o dia.

“É expectável que o dia de hoje continue com este trabalho e esperar que não existem reativações fortes que possam alterar o estado do incêndio na Serra da estrela, que é dominado”, admite o Comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

“O perímetro é enorme e há muitos pontos quentes com difíceis acessos”, admite.

Em relação ao fogo nas Caldas, o mesmo responsável espera que haja menos vento para ajudar nos trabalhos de consolidação.

Esta quinta-feira, 30 concelhos dos distritos da Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro estão em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O IPMA prevê uma subida da temperatura máxima, já a partir de hoje, como indica a meteorologista Maria João Frada, avança que estes avisos amarelos podem estender-se até meio da próxima semana.

O panorama é preocupante e, esta tarde, o Presidente da República vai estar com o Ministro da Administração Interna no briefing da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.