Vice da Ordem dos Enfermeiros acusa bastonária de receber milhares de euros indevidamente
07-03-2017 - 19:17

Em declarações aos jornalistas no dia em que a sede da Ordem dos Enfermeiros foi alvo de buscas, Graça Machado comenta o caso e responde ao inquérito disciplinar de que foi alvo.

A vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, Graça Machado, acusa a bastonária, Ana Rita Cavaco, de receber benefícios indevidamente e garante que tem documentos para o provar.

Em declarações aos jornalistas no dia em que a sede da Ordem dos Enfermeiros foi alvo de buscas, Graça Machado comenta o caso e responde ao inquérito disciplinar de que foi alvo.

“O que se passa aqui é que a senhora bastonária, durante algum tempo, andou a usufruiu de alguns quilómetros falseados, de algumas custas que não são realmente legais e eu aborreci-me com a situação e a senhora bastonária decidiu, simplesmente, difamar-me. Neste momento, temos em curso alguns processos-crime contra a bastonária e a Ordem dos Enfermeiros”, segundo a vice-presidente.

Graça Machado explica que apresentou documentos a confirmar a autorização de quilómetros fictícios.

“Apresentei folhas assinadas pela bastonária, por mim, pelo vice-presidente Luís Barreira, em que estavam autorizados os ditos quilómetros fictícios. Eu tenho as facturas da Via Verde onde o enfermeiro Luís Barreira passou várias vezes e que não correspondem às datas que ele afirma que teve as tais viagens. Eu tenho os extractos bancários da Ordem em que foram feitos os depósitos dos valores em causa não conta da senhora bastonária, na conta do vice-presidente e na conta dos presidentes das secções. O que é que isto é falso? Estão a brincar comigo”, atira a dirigente da Ordem dos Enfermeiros.

Graça Machado desafia a bastonária Ana Rita Cavaco a justificar a questão dos alegados quilómetros fictícios e a apresentar “despesas que comprovem 2.800 euros por mês” que recebia para gastos com viagens.

“Podem dizer que não, que é mentira, que ninguém fez quilómetros fictícios, ninguém fez folha nenhuma. Então como é que ela declara os 2.800 euros que ela recebeu todos os meses, mais o seu ordenado. Isto é importante esclarecer. Isto não é o ordenado, é um extra ao ordenado. Eu recebia o meu ordenado e recebia mais os 1.400 euros”, admite a vice-presidente da Ordem.

A Ordem dos Enfermeiros foi esta terça-feira alvo de buscas da Polícia Judiciária, de acordo com uma informação confirmada à Renascença pela própria bastonária, Ana Rita Cavaco.

Em causa está a suspeita de acumulação irregular de vencimentos da Ordem dos Enfermeiros e do Serviço Nacional de Saúde por parte da vice-presidente da instituição.

Sem querer prestar declarações gravadas, Ana Rita Cavaco confirmou à Renascença que foram abertos inquéritos disciplinares à vice-presidente e ao director financeiro da Ordem dos Enfermeiros.