Pesadelo na cozinha. ASAE fecha 10 restaurantes em operação relâmpago
11-05-2017 - 11:17

Cais do Sodré, Avenidas Novas e Algés foram as zonas visadas.

Veja também:


A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ordenou a suspensão da actividade de 10 restaurantes na zona de Lisboa por falta de requisitos de higiene.

Segundo um comunicado da entidade à imprensa, os restaurantes situam-se “em áreas de afluência turística” e foram alvo de uma operação relâmpago destinada a “garantir a segurança alimentar e a saúde pública dos consumidores” e “a realização de práticas comerciais legais”.

Foram fiscalizados 70 operadores económicos e instaurados 38 processos de contraordenação, bem como um processo-crime. Foram também apreendidos cerca de 170 quilos de “géneros alimentícios por género alimentício anormal avariado e ainda, um instrumento de pesagem”, indica a mesma nota.

Falta de higiene foi o principal motivo das contraordenações, bem como falta de implementação do HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos), ausência de afixação de avisos obrigatórios, designadamente venda de bebidas alcoólicas e tabaco, incumprimento relativos ao Livro de Reclamações, falta de comunicação prévia no âmbito do exercício da actividade e falta de controlo metrológico.

O comunicado é datado de dia 10 de Maio, quarta-feira.