Durante o ano de 2023, a Deco recebeu um total de 14.488 reclamações de energia, a maioria destas queixas relativas a faturação excessiva.
No Dia Mundial da Energia, celebrado esta quarta-feira, a Deco alerta para “a urgência de se poupar energia, não só para reduzir a fatura mensal dos consumidores, mas também para ajudar a mitigar as alterações climáticas”.
Em comunicado, a associação de defesa do consumidor assinala que “a eficiência energética contribui para um ambiente mais saudável e sustentável e promove um uso mais consciente e responsável dos recursos energéticos”.
“Adotar práticas de consumo eficiente permite ao consumidor pagar menos na fatura da eletricidade e gás e ajuda a construir futuro melhor e mais sustentável para todos”, acrescenta.
A fim de ajudar os consumidores a poupar energia, a Deco desenvolveu a plataforma EVA, com o apoio da ERSE, assegurando que “com a informação e aconselhamento da EVA, o consumidor consegue reduzir a sua conta de eletricidade e gás até 40%”.
Nesta plataforma, o cidadão encontra, por exemplo, cursos gratuitos que descomplicam a otimização do uso de energia em casa, capacitando os consumidores a fazer escolhas informadas e economicamente vantajosas.