Deco recebeu 14.488 reclamações de energia em 2023
29-05-2024 - 11:21
 • Olímpia Mairos

A maioria das queixas é sobre faturação excessiva. No Dia Mundial da Energia, que se assinala esta quarta-feira, a associação de defesa do consumidor alerta para “a urgência de se poupar energia”.

Durante o ano de 2023, a Deco recebeu um total de 14.488 reclamações de energia, a maioria destas queixas relativas a faturação excessiva.

No Dia Mundial da Energia, celebrado esta quarta-feira, a Deco alerta para “a urgência de se poupar energia, não só para reduzir a fatura mensal dos consumidores, mas também para ajudar a mitigar as alterações climáticas”.

Em comunicado, a associação de defesa do consumidor assinala que “a eficiência energética contribui para um ambiente mais saudável e sustentável e promove um uso mais consciente e responsável dos recursos energéticos”.

Adotar práticas de consumo eficiente permite ao consumidor pagar menos na fatura da eletricidade e gás e ajuda a construir futuro melhor e mais sustentável para todos”, acrescenta.

A fim de ajudar os consumidores a poupar energia, a Deco desenvolveu a plataforma EVA, com o apoio da ERSE, assegurando que “com a informação e aconselhamento da EVA, o consumidor consegue reduzir a sua conta de eletricidade e gás até 40%”.

Nesta plataforma, o cidadão encontra, por exemplo, cursos gratuitos que descomplicam a otimização do uso de energia em casa, capacitando os consumidores a fazer escolhas informadas e economicamente vantajosas.