Extrema-direita e antifascistas frente-a-frente na FCSH da Universidade Nova
21-03-2017 - 18:23

A polícia acabou por intervir para separar os dois grupos depois de ter havido confrontos entre manifestantes de esquerda e de extrema-direita.

A faculdade onde foi cancelada uma conferência a proferir por Jaime Nogueira Pinto, marcada para 7 de Março, por alegadamente haver ameaça de desacatos protagonizados por elementos ligados à extrema-esquerda, está a ser palco agora de um frente-a-frente entre elementos de esquerda ligados à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e militantes do PNR.

Contudo, não se trata de um debate. O PNR convocou uma manifestação, precisamente contra o que considera ter sido um caso de censura por parte da Universidade Nova e em resposta um grupo de alunos, ex-alunos e professores da Faculdade uniu-se para organizar uma contramanifestação.

Neste momento confrontam-se no exterior da faculdade os dois grupos. Cerca de 15 a 20 militantes do PNR, incluindo o seu líder José Pinto Coelho, com faixas que dizem “Pelo nacionalismo renovador, liberdade de expressão” de um lado e do outro cerca de 50 elementos ligados à faculdade que procuram abafar os slogans da extrema-direita com gritos de “fascista”.

A polícia está também no local e acabou por intervir quando alguns manifestantes chegaram ao confronto físico. Os grupos estão agora separados, mas continuam as ofensas de parte-a-parte.

A conferência marcada para o dia 7 de Março era organizada pelo grupo Nova Portugalidade. Na altura, o PNR solidarizou-se com os organizadores da conferência mas a Nova Portugalidade rapidamente se dissociou do partido de extrema-direita, afirmando não ter nada a ver com os ideais xenófobos do mesmo.