Pico da gripe já passou. Este foi o melhor ano de sempre
09-01-2020 - 12:07
 • Liliana Monteiro , Marta Grosso

O Algarve só agora entrou em atividade gripal moderada. No Alentejo não há registo de casos.

O pior já passou. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela diretora-geral da Saúde, segundo a qual a época gripal deste ano foi de intensidade baixa a moderada.

Nesta altura, está estável e com tendência decrescente, afirmou Graça Freitas, indicando que este é o melhor ano em termos gripais.

“Na região norte a atividade gripal tem uma tendência descendente, tal como na zona centro. Já na zona de Lisboa e Vale do tejo a atividade da gripe está num planalto, mas estável. Na região do Alentejo não se ultrapassou a linha basal, aparentemente não teve atividade gripal epidémica. O Algarve entrou agora em atividade gripal mas de baixa intensidade”, adiantou a diretora-geral da Saúde.

No SNS vacinaram-se mais 9% a 10% do que em anos anteriores. Neste momento mais de dois milhões de portugueses estão vacinados com uma vacina que a OMS garante que é efetiva. Também os profissionais de saúde se vacinaram mais este ano, assim como os grupos de risco por patologias cronicas, explicou Graça Freitas.

Os níveis entre os jovens, que costumam ter uma incidência forte da gripe neste momento, estão em franca descida, os adultos estão estáveis e também os idosos têm tido menos gripe.

É preciso recuar quatro anos para encontrar uma atividade gripal como a que está a ocorrer nesta altura. A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou que “há quatro anos era também ela baixa e moderada, mas manteve-se durante mais dias do que está a acontecer este ano”.

Tudo indica que o vírus B, que afeta Portugal, teve início na primeira semana de dezembro, sofreu um crescimento e está agora numa fase estável/decrescente.

Este vírus é diferente do que circula no resto da Europa, que é da estirpe A.

[Notícia atualizada às 15h17]