Os voos de e para o aeroporto de Eindhoven, nos Países Baixos, estiveram suspensos esta quarta-feira. Em causa estaria um problema técnico não identificado, que deixou o aeroporto "offline", diz o jornal NL Times.
O jornal adiantava, ao início da manhã, que o problema não deveria estar resolvido até pelo menos às 13h00, cenário que se verificou. Só depois das 13h15 é que o tráfego começou a ser, lentamente, retomado.
"Os processo necessários para retomar o tráfego aéreo estão a ser reiniciados. Para informações atuais sobre voos, esteja atento ao site ou entre em contacto com a sua companhia aérea", pode ler-se no site do aeroporto.
O problema foi detetado às 07h00, altura em que o aeroporto deveria começar a funcionar.
A suspensão dos voos foi confirmada pelo próprio aeroporto no site e nas redes sociais. "O tráfego aéreo não é atualmente possível no aeroporto de Eindhoven devido a uma perturbação técnica. A causa está a ser investigada", podia ler-se, num curto comunicado, publicado às 08h00.
A disrupção também foi confirmada pela Força Aérea local, que falava numa "falha de rede". "Ainda não é claro quando a interrupção será resolvida, mas estamos a trabalhar para encontrar uma solução", é dito.
De acordo com o centro de tráfego aéreo europeu Eurocontrol, citado pelo mesmo jornal, o problema na origem da paragem parecia estar no "equipamento de controle de tráfego aéreo".
Para além dos grandes atrasos esperados neste aeroporto, o fenómeno alastrou-se a outros aeroportos próximos, com atrasos significativos nos voos de Schiphol e de Amesterdão, que enfrentam "problemas de capacidade" na sequência desta interrupção.
[Notícia atualizada às 13h44 para indicar a remota do tráfego aéreo]