Éder acredita que Portugal pode ser novamente campeão europeu
23-03-2023 - 12:56
 • José Barata com Renascença

No dia em que arranca a qualificação para o Euro 2024, Éder, o herói de 2016, elogia a atual geração da seleção nacional, com a mistura de juventude e a experiência de Cristiano Ronaldo. "Fernando Santos deu muito a Portugal, mas agora arranca uma nova era", atira.

Portugal pode voltar a ser campeão europeu e até conquistar um Mundial. A convicção é de Éder, o herói da final do Euro 2016, no dia em que a seleção nacional arranca a qualificação para o Euro 2024 com novo treinador, Roberto Martínez.

Éder, 35 vezes internacional, foi o herói da final de Paris ao marcar o golo com que a equipas das quinas bateu a França, levando Portugal à conquista do título.

Em entrevista à Renascença, o avançado de 35 anos acredita que é possível reconquistar o troféu, mas não só.

"É possível esse e muitos outros. A seleção tem muita qualidade e várias opções nos jogadores que estão e outros que podem ser convocados. É sempre uma dor de cabeça fazer as convocatórias. O Fernando Santos mencionava muito isso. A geração é interessante, tem sempre que ambicionar conquistas. Sempre com um pouco de sorte, Portugal tem muitas conquistas para ambicionar", começa por dizer.

Portugal arranca, esta noite, o apuramento para o Euro 2024 frente ao Liechtenstein, um jogo que marca também a estreia de Roberto Martínez à frente da seleção nacional.

O adversário é de menor valia, mas Éder diz que os jogadores vão estar focados para se mostrarem ao novo selecionador.

"Os jogadores estão focados e concentrados. Agora é uma nova era, os jogadores querem mostrar-se. Acho que vão fazer um excelente jogo, vão tentar ganhar com uma boa diferença de golos. É um adversário acessível a quem podemos fazer muitos estragos", analisa.

Éder viveu a transição de Paulo Bento para Fernando Santos na seleção nacional. Num momento de mudança para Roberto Martínez, Éder explica que os três meses de intervalo entre o Mundial e a estreia de Martínez permitiram a mudança de "chip" no regresso à seleção.

"Será diferente. O mister Fernando Santos fez muito pela seleção, mas há agora uma transição. Houve um tempo em que os jogadores não vieram à seleção, o "chip" muda, os jogadores concentram-se neste novo projeto e vão tentar, ao máximo, aprender e ajudar com o novo treinador", atira.

Ronaldo com lugar na equipa e Gonçalo Ramos que "dá gosto de ver"

Cristiano Ronaldo esteve envolvido em polémicas durante o Mundial do Qatar, tendo mesmo levantando a dúvida da sua continuidade ao serviço da seleção. Éder acredita que Ronaldo ainda tem muito para dar a Portugal.

"Já passou, nota-se a motivação do Cristiano Ronaldo nos jogos que tem feito. É um jogador com muito para dar e isso nota-se. Principalmente fisicamente, na explosão. Os jogadores normalmente perdem com a idade, mas o Cristiano é incrível, tem todas essas valências e continua muito motivado a conquistar ainda mais. É de louvar ter alguém com esse espírito, e há outros como o Pepe", atira.

Nesta entrevista a Bola Branca, Éder elogia um jogador da sua posição, Gonçalo Ramos. Na opinião de Éder, o avançado do Benfica é de grande qualidade e vai dar grandes alegrias aos portugueses.

"Tem sido fabuloso, dá gosto ver. É um jogador que tem qualidades, tem feito muitos golos e trabalha muito para a equipa. É um dado que se deve frisar. Tudo o que tem demonstrado no Benfica e na Liga dos Campeões, semana após semana, tem sido espetacular. Vai continuar a dar muitas alegrias aos portugueses", prevê.

No Europeu de 2016, Éder foi campeão com Rui Patrício, que hoje deverá voltar à titularidade da equipa das quinas devido à lesão de Diogo Costa. Éder sublinha que o guarda-redes da Roma vai voltar a mostrar o orgulho que tem em jogar por Portugal.

"Os que estão lá dão o seu melhor, são jogadores que nos dão segurança e dão muito à equipa. O Rui, pelo seu passado, tem uma história incrível e continua a ser decisivo na Roma. É bom para ele. O Diogo Costa tem estado muito bem, mas é bom para o Rui voltar a jogar e mostrar toda a sua paixão que tem por representar Portugal", termina.

Ao longo da carreira, Éder passou pelo Adémia, Oliveira do Hospital, Tourizense, Académica, Sporting de Braga, Swansea City, Lille, Lokomotiv e Al Raed. Está atualmente sem clube.

Ao serviço da seleção, marcou 5 golos em 35 internacionalizações. Esteve no Mundial 2014 e no Euro 2016.