​Venezuela. Lula e Biden pedem “divulgação imediata” dos registos eleitorais
31-07-2024 - 01:11
 • Ricardo Vieira, com Reuters

Presidentes do Brasil e dos Estados conversaram sobre a situação na Venezuela, na sequência das alegações de fraude na reeleição do Presidente Nicolás Maduro.

O Governo da Venezuela deve publicar rapidamente as atas eleitorais das presidenciais do último domingo, defenderam esta terça-feira os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos.

Lula da Silva e Joe Biden falaram ao telefone durante cerca de 30 minutos e a crise pós-eleitoral na Venezuela foi um dos pontos da agenda.

“Os dois líderes concordaram na necessidade de divulgação imediata de dados eleitorais completos, transparentes e detalhados”, afirmou a Casa Branca, em comunicado.

Uma autoridade brasileira disse que Lula da Silva insistiu que ambos os países aguardassem a divulgação das contagens antes de tomarem uma posição final sobre as eleições na Venezuela, adianta a agência Reuters.

“A conversa mostrou que o Brasil e os Estados Unidos têm posições semelhantes de que o acesso à contagem dos votos é indispensável”, disse a mesma fonte.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela atribuiu a vitória ao Presidente Nicolás Maduro, mas a oposição contesta os resultados e reivindica para si a vitória por larga margem.

Após a proclamação de Maduro como Presidente, a Venezuela tornou-se palco de manifestações contra o regime. Pelo menos, 11 pessoas já morreram em confrontos.

Cerca de 750 pessoas foram detidas na Venezuela nos protestos contra a reeleição do Presidente Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira o procurador-geral, que afirmou que "o número pode aumentar".