Os Estados Unidos emitiram esta quarta-feira um aviso sobre a ameaça de atentados terroristas na Europa, mais especificamente durante o Euro 2016, em França, e as Jornadas Mundiais da Juventude, que terão lugar em Cracóvia, na Polónia, e onde são aguardados cerca de 2.5 milhões de jovens católicos. A Volta à França, em ciclismo, também é um alvo potencial, diz o alerta.
Washington emite regularmente estes avisos, sempre que tem qualquer indicação de ameaça, mas é apenas a terceira vez em 20 anos que o faz para a Europa, segundo a Reuters.
A agência cita uma fonte dos serviços de informação americanos que explica que a ameaça é geral e não se baseia em informações específicas. Já um ex-operacional dos serviços de segurança britânicos desdramatiza, dizendo que é normal Washington emitir estes alertas sempre que ouvem falar em ameaças, por mais indeterminadas que sejam, uma vez que são obrigados a tal por lei.
As autoridades francesas dizem estar preparadas para enfrentar qualquer ameaça terrorista ao Euro 2016. Mais de 90 mil polícias, soldados e agentes de segurança privada estão a postos para garantir a segurança do milhão de adeptos que se esperam no país durante o torneio e há planos para utilizar tecnologia antidrone, como medida de protecção adicional.