Morreu D. António Rafael, bispo emérito da Diocese de Bragança-Miranda
29-07-2018 - 11:59

A Missa Exequial terá lugar na segunda-feira, às 16h00, sendo depois sepultado no átrio dos Bispos na Catedral, em Bragança.

O bispo emérito da Diocese de Bragança-Miranda, D. António Rafael, morreu este domingo aos 92 anos.

Numa nota enviada às redações, a Diocese de Bragança-Miranda dá conta de que o corpo encontra-se no Santuário da Família, na Fundação Betânia, em Bragança, até às 19h00, seguindo depois para a Catedral, onde terá lugar uma Vigília de Oração, às 21:00.

A Missa Exequial terá lugar na segunda-feira, às 16h00, sendo depois sepultado no átrio dos Bispos na Catedral, em Bragança.

D. António Rafael resignou por ter atingido o limite da idade e passou testemunho, em 2001, a António Montes Moreira, entretanto já substituído também pelo mais jovem bispo de Portugal, José Cordeiro, o atual bispo diocesano.

A insistência durante 22 anos na construção de uma nova catedral em Bragança marcou o episcopado de D. António Rafael.

Ao longo do seu episcopado pediu ao Governo que criasse incentivos para as famílias numerosas de forma a combater a desertificação que assola o Nordeste Transmontano.

Defendeu que os salários dos mais abastados deviam ser congelados até que todo o país recebesse, pelo menos, o salário mínimo nacional.

D. António Rafael ingressou no sacerdócio aos 22 anos. Foi ordenado bispo em 1977, no mesmo ano em que foi nomeado bispo auxiliar de D. Manuel de Jesus Pereira, o então bispo da diocese.