A banca está a emprestar mais, mas será suficiente?
23-07-2017 - 15:52

Assunto em discussão nesta edição do Conversas Cruzadas.

A economia portuguesa cresceu 2,8% no primeiro trimestre deste ano, depois de ter crescido 1,4% em 2016, ainda assim há especialistas a sugerir que a Banca está a emprestar mais, mas não o suficiente.

O dinheiro em depósitos é superior ao crédito, o que poderá ser sinal de liquidez a mais.

Haverá sistema financeiro a mais para economia real a menos? Que influência teve o processo de ajustamento para a poupança de empresas, do Estado e das famílias?

São perguntas para este Conversas Cruzadas que projecta um olhar intemporal sobre “poupança e financiamento da economia portuguesa” justamente o título de livro publicado, há dois meses, edição Imprensa Nacional Casa da Moeda, e da autoria dos professores universitários Fernando Alexandre, Luis Aguiar-Conraria, Pedro Bação e Miguel Portela.

Nesta emissão é convidado Fernando Alexandre, professor na Universidade do Minho, investigador na área da macroeconomia e política económica, antigo secretário de estado adjunto do Ministro da Administração Interna, a juntar-se, excepcionalmente, ao Prof. Luís Aguiar Conraria, economista e a Nuno Botelho, jurista e empresário.