As mulheres contam muito mais do que se poderia julgar na hora de decidir a compra de um automóvel.
Se ainda está preso, ou presa, a um certo preconceito de que o carro é coisa de homens. liberte-se dessa ideia. E esqueça também aquela noção socialmente convencionada de que "mulher ao volante é perigo constante".
Um estudo da CitNOW, uma empresa do Reino Unido que desenvolve tecnologia de vídeo para o setor automóvel, revela que, apesar de quase metade das mulheres (43%) admitirem que não confiam na industria automóvel, são mesmo elas que influenciam a maioria das decisões de compra de um veículo. 85%. Quatro em cada cinco decisões.
E porquê? Porque a indústria já percebeu que o futuro depende de uma relação mais próxima com as consumidoras.
Este levantamento feito em 2017 envolveu 2.000 automobilistas no Reino Unido. 1.001 mulheres e 999 homens.
E o que os dados indicam é que elas têm 60% mais disponibilidade do que eles para visualizar os vídeos promocionais das marcas. Aqueles vídeos publicitários que lhe aparecem no computador ou telemóvel quando quer abrir um conteúdo, por exemplo, no site da sua rádio.
Aliás, três em cada quatro mulheres reconhecem que a consulta destes ‘smartvideos’ torna mais confortável a decisão de compra de uma viatura. Elas gostam que as marcas apresentem de forma pormenorizada o veículo que estão a pensar adquirir.
Aliás um quinto dos compradores de carro nos últimos 12 meses tomaram a decisão depois de recorrerem a esta ferramenta promocional.
E, talvez mais surpreendente: os consumidores com mais de 55 anos parecem ser os mais interessados em receber vídeos personalizados sobre automóveis.
Três em quatro inquiridos neste grupo etário admitem que já usaram, ou estariam dispostos a usar, o vídeo promocional para ajudar na hora de escolher o carro.