Um novo altar no "altar do mundo"
08-05-2016 - 09:00

O novo altar do santuário de Fátima será estreado na missa das 11h00 deste domingo. A nova estrutura vem proporcionar melhor visibilidade da basílica e também melhores condições para os celebrantes.

O altar do recinto do santuário de Fátima volta a entrar em utilização este domingo, depois de uma obra que vem proporcionar uma melhor visibilidade da basílica e também melhores condições para os celebrantes.

"Houve uma alteração de cota. O actual presbitério está bem mais baixo do que o anterior e essa alteração de cota é acompanhada por um distanciamento em relação à parte da frente da basílica de Nossa Senhor do Rosário"", explica à Renascença o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas.

O responsável explica que a execução do projecto do arquitecto Alexandros Tombazis, o mesmo autor da basílica da Santíssima Trindade, "possibilita uma outra percepção da basílica e do enquadramento das próprias colunatas e um visualização mais confortável do presbitério por parte dos peregrinos".

Com capacidade para 120 concelebrantes, o novo altar substituirá aquele que, desde 1982, marcou a fisionomia do recinto da Cova da Iria. A nova estrutura apresenta três pontos fundamentais: o altar e o ambão, a cruz e o lugar a imagem de Nossa Senhora de Fátima. O lugar da sede presidencial passa a ficar no eixo da assembleia e, assim, numa posição mais central em relação ao recinto.

A estreia do novo altar será feita na missa das 11h00 que vai incluir a cerimónia de dedicação do altar.