Quem tem crianças que não lêem arranja um cão


Já não é a primeira vez que a Manhã da Renascença recebe convidados de quatro patas. Desta vez, os protagonistas foram o Bagas e a Pepper, dois cães que fazem parte do projecto Cães & Livros.

A Cristina e a Cátia Lopes são as coordenadoras do projecto R.E.A.D. ® Portugal que se insere numa rede mundial com resultados comprovados há 17 anos e estiveram na Manhã da Renascença a explicar como funciona este programa.

O objectivo da Cães & Livros é ajudar crianças que têm dificuldade a ler fazendo com que as crianças leiam para os cães. Os cães acabam por ser menos intimidantes que um adulto, por exemplo. Mas há mais motivos:

- Os cães são bons ouvintes.

- Crianças com baixa auto-estima estão mais dispostas a interagir com um animal do que com uma pessoa. No decorrer desta interacção, como as crianças estão focadas nos animais, tendem a esquecer os seus medos ou as suas limitações.

- Um dos fatores de sucesso deste programa é que as crianças abstraem-se das suas dificuldades pois passam a ser os professores e ajudantes dos cães.

- Ler para um cão torna-se menos intimidante, um momento especial de descontracção, transformando o processo da leitura numa experiência positiva e agradável.

- Porque o cão é um excelente companheiro, que sabe ouvir, que não julga, e que interage com a criança durante a sessão.

A Cátia e a Cristina são as responsáveis por trazer este programa de aprendizagem para Portugal e, para isso, elas e os seus cães - Bagas, Pepper e Busy - tiveram de receber formação especializada em Espanha.

“As equipas passam por um exame rigoroso e são constituídas pelo cão e respectivo guia. A cada dois anos as equipas são novamente avaliadas.

Os cães do programa R.E.A.D.® são treinados e sujeitos a um exame rigoroso segundo os requisitos de saúde, segurança, aptidão e temperamento exigidos pela Intermountain Therapy Animals (ITA) para este tipo de intervenções. São reavaliados a cada dois anos e têm um seguro de trabalho.

A Cães&Livros - R.E.A.D. Portugal é a representante oficial do programa R.E.A.D. em Portugal e é a única entidade autorizada pela ITA a desenvolver este programa no nosso país.”