Portugal extraditou chefe da máfia calabresa para Itália
23-09-2021 - 19:25
 • Renascença

Francesco Pelle foi entregue às autoridades italianas esta quinta-feira. Foi detido em abril no Hospital de São José em Lisboa, onde se encontrava internado a recuperar da Covid-19.

A Polícia Judiciária (PJ) entregou, esta quinta-feira, Francesco Pelle, chefe da máfia calabresa, às autoridades de Itália.

Em comunicado, a PJ revela que, “através da Unidade de Coopração Internacional (UCI) e da Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT), procedeu nesta data, à entrega do cidadão italiano Francesco Pelle, às autoridades italianas, após Despacho de Extradição, emanado pelo Tribunal da Relação de Lisboa".

A nota enviada às redações acrescenta que a conclusão do processo de extradição “foi o corolário de uma intensa ação de cooperação internacional e de troca de informação, entre as autoridades italianas e portuguesas”.

Além disso, a PJ indica que, "por motivos de segurança e sigilo da operação", a entrega teve lugar no Aeroporto Militar de Lisboa - AT1, de onde o detido viajou com destino a Itália, a bordo de aeronave oficial da República Italiana”.

Francesco Pelle, de 44 anos, estava em fuga desde 2007 e foi detido pela pela Unidade Nacional Contra Terrorismo da PJ, a 20 de abril deste ano, “na sequência de um Mandado de Detenção Europeu, emitido pelas Autoridades Judiciárias de Itália”.

Estava internado no Hospital de São José, em Lisboa, a recuperar da Covid-19.