Redes sociais ganham 11 novos utilizadores por segundo
02-02-2018 - 09:45
 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)

Facebook, Twitter, Instagram e outras novas plataformas digitais conseguiram reunir quase um milhão de novos utilizadores todos os dias nos últimos 12 meses.

11 pessoas por segundo. É este o ritmo de crescimento médio de novos utilizadores de redes sociais. É, pelo menos, o que concluem os dois mais recentes estudos sobre a presença de utilizadores digitais em todo o mundo.

Que são, ao que tudo indica, 4.000 milhões de pessoas.

Isto confirma que mais de metade da população mundial está ligada ao universo virtual. E desses, 250 milhões aderiram pela primeira vez no ano passado.

Mas que significado têm afinal estes números agora revelados pelo portal Hootsuite?

A par com o uso da internet, também a utilização das redes sociais continua a crescer rapidamente.

Facebook, Twitter, Instagram e outras novas plataformas digitais conseguiram reunir quase um milhão de novos utilizadores todos os dias nos últimos 12 meses.

Atualmente, mais de 3.000 milhões de pessoas em todo o mundo usam as redes sociais todos os meses.

4 horas. Os filipinos são os que mais tempo diário dispensam à consulta destas novas ferramentas.

Mas a Arábia Saudita é o país com maior taxa de crescimento de novos utilizadores.

Entre janeiro do ano passado e janeiro de 2018, o número de utilizadores de redes sociais cresceu 32%. Seguem-se a India, a Indonésia, a China e só depois a África do Sul, o primeiro país não asiático do ranking.

Mas estes cinco países analisados estão muito para lá da taxa média de novos utilizadores das redes sociais, que é apenas de 11%.

E Portugal? Apenas 8% mais utilizadores entre janeiro do ano passado e o mesmo mês deste ano.

Mas aquilo que se vê também é uma mudança da estrutura etária dos novos utilizadores: considerando apenas o Facebook, o número de utilizadores com 65 e mais anos aumentou quase 20% nos últimos 12 meses.

Já nos adolescentes entre os 13 e os 17 anos, também houve uma subida, mas de apenas 5%.

Outro dado curioso: o computador é cada vez menos utilizado para aceder às redes sociais. 90% dos utilizadores fá-lo a partir do telemóvel ou do tablet.