Vai um clássico a abrir? Novas regras também permitem dérbi na primeira jornada
05-07-2018 - 20:36

As condicionantes do sorteio do campeonato, que decorrerá na sexta-feira, em Coimbra, já não impedem que Porto, Benfica e Sporting meçam forças entre si nas duas primeiras jornadas.

A Liga de clubes revelou, esta quinta-feira, quais serão as condicionantes para o sorteio do campeonato de 2018/19, que terá lugar na sexta-feira, em Coimbra.

A grande novidade é a eliminação da proibição de os três grandes, Porto, Sporting e Benfica, jogarem entre si nas duas primeiras jornadas da prova. Quer isto dizer que a Liga poderá arrancar com um dérbi ou um clássico.

Destaca-se, ainda, o cuidado de evitar que a mesma equipa tenha duas deslocações consecutivas à Madeira e aos Açores. Benfica e Sporting não podem jogar em casa ou fora simultaneamente, assim como Porto e Boavista, Braga e V. Guimarães, e Marítimo e Nacional.

Todas as condicionantes do sorteio da Liga NOS 2018/19

1. A segunda metade da competição terá que ser um espelho da primeira;

2. As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora, na mesma jornada (i.e. se uma joga em casa a outra terá que jogar fora):

a. SL Benfica e Sporting CP

b. FC Porto e Boavista FC

c. SC Braga e Vitória SC

d. Marítimo M. e CD Nacional

3. Evitar que a mesma equipa dispute, consecutivamente, em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média:

a. SL Benfica - 17,67 pontos

b. FC Porto - 17,00 pontos

c. Sporting CP - 16.33 pontos

d. SC Braga - 14,67 pontos

e. Rio Ave FC - 13.00

4. Evitar que a mesma equipa tenha duas deslocações consecutivas às Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores;

5. Evitar que um clube que dispute um jogo com uma equipa participante nos competições europeias (UEFA Champions League ou UEFA Europa League) dispute o jogo da jornada imediatamente seguinte novamente com um clube participante nessas mesmas competições.