“Se houver subida da taxa de juros ou convulsão nos mercados é ‘game over’ para Portugal”
13-09-2018 - 11:57

Relatório do FMI foi um dos temas em discussão. O eurodeputado socialista Francisco Assis defende que o controlo da dívida deve continuar a ser a prioridade da governação.

O eurodeputado socialista Francisco Assis e o professor universitário João Taborda da Gama consideram que a redução do endividamento do Estado deve continuar a ser a prioridade do Governo.

Os comentadores do programa Carla Rocha - Manhã da Renascença falavam a propósito da divulgação do mais recente relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI). O documento do FMI mostra satisfação com a evolução da economia portuguesa, mas deixou também alguns alertas sobre os riscos externos.

João Taborda da Gama considera que o atual Governo devia aproveitar os juros baixos e o controlo das finanças públicas para fazer um abatimento da dívida. "Se houver uma subida da taxa de juros ou uma convulsão nos mercados é 'game over' para Portugal".

Na mesma linha, Francisco Assis lembra que o país "continua com uma situação muito difícil" e que a redução da dívida "deve continuar a ser uma das preocupações absolutamente centrais na governação".