FBI investiga “aparente tentativa de assassinato” de Trump
15-09-2024 - 22:15
 • Fábio Monteiro com Lusa

Pessoa avistada com uma arma fugiu num SUV e foi mais tarde detida num condado vizinho pelas forças policiais locais.

O FBI está a investigar “o que parece ser uma tentativa de assassinato” de Donald Trump, ex-presidente dos EUA, este domingo.

"O FBI deslocou-se a West Palm Beach, na Florida, e está a investigar o que parece ser uma tentativa de assassinato do antigo Presidente Trump”, anunciou, em comunicado.

O incidente decorreu quando o candidato presidencial republicano estava a jogar golfe, de acordo com dois agentes da autoridade, noticiou a agência Associated Press. Não foram registados feridos.

Os agentes dos serviços secretos dos Estados Unidos abriram fogo depois de terem avistado uma pessoa com uma arma de fogo perto do clube de golfe de Donald Trump em West Palm Beach, na Florida.

A pessoa avistada com uma arma fugiu num SUV e foi mais tarde detida num condado vizinho pelas forças policiais locais, ainda segundo as autoridades, que falaram sob condição de anonimato, no contexto de uma investigação em curso.

Uma arma de fogo do tipo AK foi recuperada no local, perto do campo de golfe de Trump, segundo disse um dos agentes à AP.

O campo de golfe foi parcialmente encerrado enquanto Trump jogava e os agentes estavam alguns buracos à sua frente, quando repararam na pessoa com a arma de fogo, disseram os agentes.

A pessoa pareceu empurrar o cano da espingarda através da linha da vedação e foi então que os agentes dispararam, acrescentaram.

Este incidente ocorreu cerca de dois meses depois de uma tentativa de assassinato contra a vida de Donald Trump num comício de campanha na Pensilvânia.

Trump garante que "nada" irá fazê-lo "abrandar"

Donald Trump disse hoje aos seus apoiantes que está "seguro e bem", que não se renderá e que "nada" irá fazê-lo "abrandar", na sequência do incidente com disparos com armas de fogo junto ao local onde se encontrava.

Num email enviado aos seus apoiantes, citado pela agência Associated Press, o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos escreveu: "Houve tiros na minha vizinhança, mas antes que os rumores comecem a ficar fora de controlo, queria que ouvissem isto primeiro: EU ESTOU SEGURO E BEM!".

"Nada me vai fazer abrandar. Nunca me renderei!", acrescentou o ex-Presidente norte-americano.

Polícia confirma detenção de homem com AK47

A polícia norte-americana confirmou que foi detido um homem nas imediações do local onde Donald Trump jogava golfe e encontrada uma metralhadora AK-47 com mira telescópica, com a qual supostamente pretendia atacar o candidato presidencial republicano.

Segundo o xerife do condado de Palm Beach, Ric Bradshaw, em conferência de imprensa, o indivíduo, que transportava também duas mochilas e uma câmara desportiva GoPro, foi detido depois de ter sido visto pelos serviços secretos e de uma testemunha ter tirado fotografias da matrícula do veículo todo-o-terreno em que abandonou o local.