Índia constrói a estátua mais alta do mundo
12-09-2018 - 06:37
 • André Rodrigues José Luís Moreira (sonorização)

Quando for inaugurada, tudo indica que a 31 de outubro, a Estátua da Unidade, na Índia, vai ter 182 metros em altura e ser a maior estátua do mundo.

Na India, há 2.500 construtores que erguem a Estátua da Unidade. Um monumento à memória de Sardar Vallabhbhai Patel, o primeiro vice-ministro indiano após a independência em 1947. O objetivo deste mega monumento é homenagear o herói nacional, que se destacou na luta pela independência indiana.

Quando for inaugurada, tudo indica que a 31 de outubro, a nova construção, toda em bronze, vai ter 182 metros em altura, o equivalente a um prédio com mais de 50 andares.

Será cerca de duas vezes maior do que a Estátua da Liberdade, o símbolo de Nova Iorque, também ele inspirado na independência dos Estados Unidos. Uma coincidência da história, porque, tal como no caso indiano, a potência colonizadora era a Inglaterra.

A estátua inaugurada para celebrar os 100 anos da independência norte-americana tem uma altura total de 93 metros, 47 dos quais correspondem ao pedestal.

E dá para subir para subir até lá cima. São 167 degraus até ao pedestal, mais 168 do pedestal até à coroa. Os últimos 54 permitem subir à tocha.

No entanto, apesar da dimensão dos números, a Estátua da Liberdade é atualmente a 10.ª mais alta do mundo, se incluirmos o pedestal. Sem pedestal, a senhora de tocha em riste cai 30 posições para o 40.º lugar

E se tudo correr conforme previsto na Índia, a partir de 31 de outubro, a Estátua da Liberdade passará a ser a quadragésima primeira maior do mundo.

Os 182 metros da Estátua da Unidade indiana vão destronar os 128 do Buda do Templo da Primavera, na China.