​Morreu Paquete de Oliveira
11-06-2016 - 15:16

Jornalista e sociólogo tem um longo e importante percurso, com uma carreira marcada pela passagem por vários jornais e estações de televisão.

José Manuel Paquete de Oliveira morreu este sábado, no Hospital da Luz, em Lisboa, onde se encontrava internado há dois dias. O jornalista, sociólogo e investigador tinha 79 anos.

Natural da Madeira, tem uma longa e recheada carreira, estando o seu nome ligado ao de vários jornais e estações de televisão.

Foi chefe de redacção do “Jornal da Madeira” e mais tarde transitou para “Diário de Notícias da Madeira”.

Em 1976 deixa a ilha e fixa-se no continente. Trabalhou no “Expresso”, “Diário de Lisboa” e durante uma década no “Jornal de Notícias”.

Antes de haver o curso em Portugal, em 1973, licenciou-se em Ciências da Comunicação, na Universidade Gregoriana, em Roma. Mais tarde, em 1986 doutorou-se em Sociologia da Comunicação pelo ISCTE.

Ganhou notoriedade pública como comentador do programa “Casos de Polícia”, da SIC, e mais tarde como provedor do telespectador da RTP.

Era provedor do leitor do jornal “Público” desde Dezembro de 2013.

Chegou a ser padre, mas mudou o rumo de vida. Era casado e tinha dois filhos.

O velório do sociólogo José Manuel Paquete de Oliveira decorre na basílica da Estrela, onde se celebra no domingo, pelas 14h15 a missa de corpo presente, disse fonte familiar à agência Lusa.

O funeral sai pelas 15h30 para o cemitério dos Olivais, onde o corpo será cremado pelas 17h00.