A polícia alemã deteve este sábado duas pessoas, incluindo um jovem de quinze anos, no âmbito das investigações ao ataque com faca que matou três pessoas e provocou oito feridos na noite desta sexta-feira, em Solingen.
A polícia está a investigar uma possível ligação do adolescente com o agressor, que ainda está em fuga. Segundo a BBC, ele é suspeito de ter tido conhecimento do ataque e não o ter denunciado à polícia.
De acordo com as autoridades, a segunda detenção, de uma pessoa não identificada, foi realizada durante uma operação num abrigo para refugiados.
O ataque à facada em que um homem matou três pessoas e feriu outras oito num festival na cidade de Solingen, no oeste da Alemanha, foi "um possível ato de terrorismo", disse uma autoridade este sábado, enquanto a busca pelo agressor desconhecido continuava.
A polícia disse ter detido um indivíduo de 15 anos e estava a investigar se havia uma possível ligação com o agressor, que ainda está em fuga.
A polícia está a tratar o incidente ocorrido durante um festival na cidade situada no oeste da Alemanha, com "um possível ato de terrorismo”, visto não existir qualquer motivação plausível para o ataque e visto as vítimas pareciam não ter qualquer parentesco.
Num briefing à comunicação, o agente da polícia, Thorsten Fleiss, confirmou que o agressor parecia apontar à garganta dos seus alvos.
“A investigação e a caça a possíveis autores e a identificação de razões para o crime estão em pleno andamento”, afirmou ainda a polícia em comunicado.
A Alemanha acordou este sábado manhã em choque com os homicídios cometidos na noite anterior, pouco antes do início de um concerto de música clássica que assinalava a abertura do ‘Festival da Diversidade’, um evento que pretendia celebrar os 650 anos da cidade de Solingen.
“O perpetrador deve ser rapidamente capturado e punido em toda a extensão da lei”, escreveu o chanceler Olaf Scholz numa publicação no X.
A ministra do Interior, Nancy Faeser, por seu turno, deixou a garantia de que as autoridades de segurança estão a fazer tudo o que podem para capturar a pessoa e investigar os antecedentes do ataque.
A polícia isolou a praça após os incidentes, mas fora das barreiras, durante este sábado, alguns populares foram deixando velas e flores, uma forma de homenagear as vítimas.
“Estamos chocados e tristes”, disse o presidente da Câmara de Solingen, Tim-Oliver Kurzbach, aos jornalistas, na manhã de sábado.
O músico alemão que dá pelo nome de Topic disse que estava a tocar num palco próximo quando o incidente ocorreu. Foi informado sobre o que aconteceu, mas foi-lhe pedido que continuasse “para evitar causar um ataque de pânico em massa”, publicou no Instagram.
Por fim, foi instruído para parar e “como o agressor ainda estava a fugir, escondemo-nos numa loja próxima enquanto os helicópteros da polícia circulavam sobre as nossas cabeças”, escreveu Topic.
As autoridades cancelaram o resto do festival previsto para o fim de semana.
Solingen é conhecida pela sua indústria de fabrico de facas. A cidade tem cerca de 165 mil habitantes.
[notícia atualizada às 21h21]